domingo, 2 de novembro de 2008

Sou Ogã! E dai?

Vejo muitos Ogãs com uma arrogancia insuportavel, e me pergunto se eles sabem o que é realmente ser um Ogã. Eu ainda to no começo desse caminho, mais tenho o disernimento de o porque sou Ogã e quais são as minhas responsabilidades e deveres.

Tendo esse disernimento vou tentar ajudar meus colagas, Ogãs ou não, a entender um pouco melhor essa responsabilidade maravilhosa que é ser Ogã, e mostrar para todos que ser Ogã não é ser animador de festa do alem.

Assim como cada Orixá tem uma lenda, ou mais, Ogã também tem a sua. Sgunda umas das lendas o primeiro Alabe foi Exú, tocava e cantava para os outros Orixás poderem dançar. Um dia irritarem com Exú e disseram que não queria mais nenhum barulho, algum tempo depois começaram a sentir falta dos ritmos de Exú para dançar. Foram então a procura de Exú para que ele voltasse a tocar seus ritmos maravilhos, Exú sendo muito orgulhoso recusou mas disse que ensinaria o primeiro homem que encontrasse pelo seu caminho. O primeiro homem que Exú encontrou chamava-se Ogã, e como prometio Exú ensinou a ele todos os ritmos dos demais Orixás.

Ogora que já sebemos uma das lendas de como surgiu os Ogãs vou apresentar uma cantiga de Exú.

Exú não é menino que se engana com tustão,
Exú não é menino que se engana com tustão,
E só lembra de Exú na hora da precisão,
E só lembra de Exú na hora da precisão-
Ritmo: Congo de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário